quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semana Nacional de Trânsito inicia com celebração de convênio entre Detran e SEE

18/09/2012 - 14:27 Igor Martins (Assessoria Detran)
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, aponta para a importância para a percepção da realidade e adaptação de novas atitudes para um trânsito mais seguro no Estado (Foto: Igor Martins/Detran)
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, aponta para a importância para a percepção da realidade e adaptação de novas atitudes para um trânsito mais seguro no Estado (Foto: Igor Martins/Detran)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As atividades da Semana Nacional de Trânsito no Acre tiveram início hoje, 18, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o tema "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a velocidade, preserve a vida", a abertura do evento foi marcada pela celebração de convênio entre Detran e SEE referente à Resolução 265/07 do Conselho Estadual de Trânsito, que dispõe sobre a aplicação de curso teórico-técnico para a habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular no ensino médio.
 
Iniciando os trabalhos, a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, aponta para a importância para a percepção da realidade e adaptação de novas atitudes para um trânsito mais seguro no Estado. "É preciso fomentar e executar programas educativos contínuos. Através da educação, conseguiremos aumentar a segurança, integrando o jovem ao sistema trânsito em seus diferentes papéis. Não podemos esquecer da urgente necessidade de melhoria no processo de formação de condutores", complementa.
 
O secretário estadual de educação, Daniel Zen, reafirma a importância da parceria com outros órgãos para estabelecer a transdisciplinaridade ao ensino (Foto: Igor Martins/Detran)
O secretário estadual de Educação, Daniel Zen, reafirma a importância da parceria com outros órgãos para estabelecer a transdisciplinaridade ao ensino (Foto: Igor Martins/Detran)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O secretário estadual de Educação, Daniel Zen, reafirma a importância da parceria com outros órgãos para estabelecer a transdisciplinaridade ao ensino. Além disso, explica que o trânsito, por ser tão presente no dia a dia da sociedade, não poderia deixar de ser alvo de atenção. "O nosso desejo é ampliar a oferta dessa capacitação para mais escolas, não somente para proporcionar noções da legislação, mas também para contribuir na formação de condutores conscientes e de atitudes mais educadas", conta.
 
Dentre as demais autoridades presentes, também estiveram o comandante da Polícia Militar, Coronel Anastácio, a diretora de gestão educacional da SEE, Rita Paro e o corregedor da Superintendência de Trânsito e Transporte de Rio Branco (RBTrans), Felipe Henrique Souza.
 
Convênio
 
A intenção é ministrar uma carga horária 90h de capacitação ao longo de dois anos, sobre assuntos ligados à direção defensiva, meio ambiente, legislação, primeiros socorros, entre outros, com material e profissionais disponibilizados pelo próprio departamento de trânsito. Dessa forma, ao final do curso e atingida a maioridade dos alunos, não será necessária a realização das aulas teóricas em autoescola, e sim apenas aulas práticas e as provas para avaliar suas competências.
 
Inicialmente, cerca de 10 alunos do segundo ano do ensino médio de cinco escolas do município de Rio Branco foram selecionados dentro de critérios avaliativos, como assiduidade e bom comportamento.
 
Estatística
 
Depois de desfeito o dispositivo de honra, a diretora-geral do Detran apresentou os dados estatísticos parciais de mortes no trânsito do mês de setembro. Comparativamente, janeiro a setembro de 2011 e 2012, houve um decréscimo de 34% nos índices de óbitos nas vias de circunscrição estadual.
 
As estatísticas também revelaram que, atualmente, a faixa etária dos condutores que se envolvem em acidentes de trânsito passou dos jovens entre 19 e 29 para os mais velhos, entre 30 e 50 anos. Sawana Carvalho acredita que isso seja porque os mais jovens são mais suscetíveis a mudanças e isso seria um reflexo das constantes atualizações da legislação, aliadas aos investimentos em educação para o trânsito.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...