quinta-feira, 4 de abril de 2013

Será exigida habilitação para bicicletas elétricas

Adaílson Oliveira, da TV Gazeta
Nos bairros mais afastados do centro de Rio Branco, a bicicleta é o veículo preferido. Nos últimos meses, muita gente deixou de fazer esforço nos pedais. Agora, a moda é usar a bicicleta com motor elétrico. Carregou na bateria, dá para rodar até 40 horas.
 
O novo transporte é vendido livremente e não exige nada de segurança do piloto, mas, isso, é só por enquanto.
 
O Ministério Público Estadual pediu à RBtrans que regulamente uma norma do Contram sobre os ciclomotores. O município vai ter que criar lei com regras para se guiar a bicicleta elétrica.
 
O Pedreiro Alcides Braga ficou revoltado com a notícia. Como é analfabeto, ele não poderá mais pilotar a bicicleta que comprou, faz seis meses.
 
Nas novas regras, os proprietários vão ter que tirar uma autorização para conduzir ciclomotor, conhecida como ACC, uma espécie de carteira de motorista, só que é uma das exigências, é ser alfabetizado.
 
Para conseguir a autorização, são necessários fazer exames de aptidão física, mental, avaliação psicológica e 45 horas de curso técnico.
 
Outra exigência será quanto à segurança. Alguns até já estão usando o capacete, mas não pode esquecer de usar também a viseira ou óculos de segurança. As bicicletas deverão ser registradas e podem até que usar placas.
 
O diretor da Rbtrans, Ricardo Torres disse que ainda será feita uma reunião com as lojas revendedoras das bicicletas para que passem a informação, assim que a pessoa for fazer um negócio. As novas regras devem entrar em vigor assim que a prefeitura fechar um convênio com o Detran e a lei votada na Câmara.
 
fonte: agazeta.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...