sábado, 24 de agosto de 2013

Casal batiza filho em homenagem a Lula e ganha autógrafo em certidão

Em visita ao Acre, Lula conheceu o 'xará', de 1 ano e 7 meses.
'Para nós, é uma honra', diz casal fã do presidente.

Janine BrasilDo G1 AC
Lula no Acre (Foto: Rayssa Natani / G1)
 
Lula conhece o xará e autografa cópia de certidão de nascimento (Foto: Rayssa Natani / G1)
Fã incondicional do ex-presidente Lula, o casal Aline Braga e Dimas Sandas, militantes do PT, realizou um sonho na última sexta-feira (23), durante a passagem de Lula pelo Acre: apresentou ao ídolo, o filho de 1 ano e sete meses, Luiz Inácio, batizado em sua homenagem. Na ocasião, Lula autografou a cópia da certidão de nascimento do 'xará' e agradeceu o carinho.
Pai da criança, o jornalista Dimas Sandas conta que a admiração pelo ex-presidente vem desde a década de 80. "Começamos a nos interessar por questões políticas nesta época, não de forma partidária, mas de uma forma cidadã. Para a gente, o Lula sempre foi muito importante, inclusive para o Acre, então, nós crescemos vendo isso e resolvemos fazer essa homenagem", disse.
 
Casal colocou o nome do filho em homenagem ao ex-presidente (Foto: Arquivo pessoal)
 
Com o filho Luiz Inácio, Dimas e Aline exibem certidão autografada (Foto: Wescley Camelo / G1)
Aline Braga, assessora, jornalista e mãe de Luiz Inácio, diz que em sua casa há vários objetos que lembram o Lula. "Lá em casa tem um monte de coisas relacionadas a ele, documentários, livros, enfim, várias coisas que nós colecionamos, porque para nós ele é um exemplo de liderança", acrescenta.
saiba mais
A assessora conta que ficou grávida na época em que Lula descobriu câncer. Esse, segundo ela, foi outro motivo para homenagear o ex-presidente. "Achamos a homenagem justa, bonita e merecedora. E tem outra, diz que o Lula tem um neto que nasceu no mesmo dia do Luiz, então era realmente para ser", acredita.
O encontro com Lula
No dia da visita de Lula ao complexo de Piscicultura, na última sexta-feira (23), Dimas se esforçou para ficar bem próximo de onde o ex-presidente estava.
"Esses dias em que ele esteve aqui foram dias muito importantes. A gente já tinha mandado mensagens para ele dizendo que o nome do nosso filho era Luiz Inácio, não sabemos se ele chegou a ler, mas ele viu o Luiz, beijou, pegou no colo e autografou a cópia da certidão de nascimento dele", comemora.
Aline relata que no momento do encontro, Lula falou que estava muito feliz com a homenagem. "Ele disse que ficou muito feliz e agradeceu o carinho e admiração que temos por ele", completa.
 
Lula Acre autógrafo (Foto: Janine Brasil / G1)
Autógrafo do ex-presidente na certidão de
nascimento (Foto: Wescley Camelo / G1)

Nome já estava na família

 Dimas Sandas diz que em uma pesquisa de seus ancestrais ficou sabendo que seu bisavô tinha o nome de Inácio Sandas. "Deu para juntar uma questão familiar com a nossa admiração pelo Lula. Acabou que eu consegui homenagear um ancestral meu e o meu ídolo", comemora.
Aline lembra que a ideia dela era colocar o nome totalmente igual ao de Lula acrescentando apenas o seu sobrenome no final, já que no nome de Dimas já tinha Silva. Eu queria colocar assim: Luiz Inácio Lula da Silva Braga, mas depois chegamos a um consenso de que ficaria melhor Luiz Inácio Sandas Braga, porque o Dimas é mais conhecido pelo sobrenome de Sandas", explica.
Às vezes o nome pesa um pouco, mas creio que para ele vai ser motivo de muito orgulho"
Dimas Sandas, pai do pequeno Luíz
Preconceito
Dimas fala que uma das preocupações deles era em relação ao preconceito da sociedade com o nome do pequeno. "Às vezes o nome pesa um pouco, mas creio que para ele vai ser motivo de muito orgulho, porque o nome dele vem de alguém que tem uma importância histórica para o país", diz.
Ele diz que como pai gostaria de passar para ele essa ideia de luta com esse nome. "Se ele se espelhar em 10% do que o Lula representa para a gente eu acho que nós ficaremos muito felizes", garante.
Indagado se há arrependimento em relação a escolha do nome do filho, Dimas não titubeia e diz: "Não há arrependimento, valeu a pena o primeiro passeio do Luiz Inácio foi em uma agenda do partido, então ele já nasceu nesse berço. As pessoas homenageiam aquilo que amam eu amo política", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...