quinta-feira, 24 de março de 2011

Governo lança campanha educativa para a paz no trânsito do Estado

Qui, 24 de Março de 2011 08:43 NELSON LIANO JR.

E-mail Imprimir PDF
educacao_notransito_foto_sergio_vale_7
O governador quer o envolvimento de toda a sua equipe na campanha educativa
O grande número de vítimas no trânsito foi uma das preocupações do governador Tião Viana (PT) ainda como candidato. Ontem, foi apresentada na Biblioteca Pública uma campanha educativa para conscientizar condutores e pedestres das trágicas conse-qüências causadas pela imprudência. Quem explicou o conteúdo das peças gráficas, VTs de televisão e spots de rádio foi o publicitário David Sento Sé, da Cia de Selva. “O conceito da campanha publicitária é que os acidentes podem acontecer a qualquer momento”, afirmou.
A peça televisiva traz imagens fortes, inclusive, de um atropelamento de um casal numa moto por um ônibus. Já os spots de rádio narram situações de perdas familiares no trânsito com uma linguagem de rádionovela. Os outdoors primaram por uma estética gráfica de história em quadrinhos.  “Procuramos dar identidade às mensagens conforme as mídias utilizadas. Na realidade não existe violência no trânsito de Rio Branco como em outras capitais, mas imprudência e imperícia. Por isso utilizamos cenas reais de acidentes para despertar a consciência das pessoas para os perigos da falta de responsabilidade na condução dos veículos”, ressaltou.
Tião Viana quer  punição a infratores
Para o governador uma campanha educativa só terá sentido se houver um envolvimento de toda a sociedade. “O compromisso tem que ser das famílias, dos órgãos públicos, das escolas, de cada comunidade e de cada igreja. Nós temo que rever o problema do trânsito que faz o Brasil gastar R$ 4 bilhões com um milhão de feridos e 250 mil portadores de deficiências físicas. É uma luta da sociedade. Nós vamos fazer no Acre as pessoas entenderem que bebida e trânsito não dão certo. Quem beber deve pegar um táxi ou um ônibus. As pessoas precisam ter responsabilidade com a velocidade e obediência com a faixa de pedestres. A rua é das pessoas que andam a pé. Servidor público de cargo de confiança que for pego dirigindo embriagado será prontamente demitido porque é crime”, argumentou.
O modelo a ser utilizado no Acre em relação à segurança dos pedestres deverá ser o de Brasília adotado pelo ex-governador Cristovão Buarque (PDT), em 97.  “O direito de ir e vir tem que estar assegurado pela democracia da sociedade. A maioria tem que ter mais direitos. A rua é de quem caminha nela e não do carro que é uma máquina que tem que obedecer a vida. Esse é o sentido da nossa campanha que será estendida ao Estado todo. Só em Cruzeiro do Sul tivemos 62 vítimas de acidentes de trânsito indo para o Hospital Regional no mês de fevereiro”, salientou Tião Viana.
Primeiro estágio da campanha
Segundo a diretora do Detran, Sawana Carvalho, a campanha será desdobrada. “Estaremos realizando orientações nos postos de combustíveis para que os proprietá-rios de veículos tenham informações de seguranças para trafegarem nas vias. Já com os pedestres estaremos fazendo a travessia atendendo 17 escolas de Rio Branco. Nós trabalhamos as campanhas de educação mostrando cenas reais e num segundo momento nós vamos lançar outra sobre a faixa de pedestre como em Brasília. Isso engloba o condutor, o pedestre, o ciclista e o motociclista para que tenham noção das ações cometidas e as conseqüências que podem gerar”, explicou.

fonte: agazetadoacre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...