segunda-feira, 14 de março de 2011

Sinal aberto para o conhecimento

Seg, 14 de Março de 2011 12:15
Detran e Educação juntos contra o analfabetismo

(Por Igor Martins e Jannice Dantas)
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o instrumento pelo qual os condutores demonstram estar aptos a trafegar com veículos automotores. No entanto, é a forma que muitos deles colocam o alimento em suas mesas. São motoristas, operadores de máquinas pesadas, motoboys, agricultores, profissionais autônomos: todos se utilizam de seus carros e motos para garantir o sustento de suas famílias.
Entretanto, em muitos casos, trata-se de pessoas com renda mais baixa e que não tiveram a oportunidade de passar pelos bancos de escola. Necessitam da habilitação como meio de sobrevivência, mas não atendem aos requisitos básicos exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe que o condutor deve saber ler e escrever para poder ser habilitado. Então, entra-se num impasse: como pessoas que não possuem qualquer letramento, mas que necessitam utilizar-se de veículos para sobreviver, vão conseguir obter uma CNH?
Pensando nisso e seguindo a premissa de que nunca é tarde para aprender, o governo do Estado do Acre, através de convênio de cooperação técnica firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Estado de Educação, proporciona aos condutores nessa situação a oportunidade de aprender a ler e escrever.
A parceria gira em torno do programa Alfa 100, que tem como principal objetivo erradicar o analfabetismo no Acre. Mais do que levar conhecimento aos beneficiados pelo programa, é um incentivo ao exercício da cidadania a uma parte da população que não teve acesso à educação e que hoje ainda encontra dificuldade para transpor esse obstáculo.
Reduzir o analfabetismo sempre foi um grande desafio do governo, tanto Federal quanto Estadual. Pensando em minimizar esse problema, foi criado um programa chamado Mova/Alfa100, pelo qual educadores se deslocam às regiões mais afastadas, como igarapés, seringais e colônias, onde está concentrada a maioria da população analfabeta, para levar educação aos moradores dessas áreas.


fonte: Detran-ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...