domingo, 24 de julho de 2011

Plenária do PT reuniu lideranças de todos os municípios do Acre

Léo de Brito presidente do PT

Discutindo as eleições de 2012

De olho no processo eleitoral que se avizinha os dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT), realizaram durante este sábado, 23, no auditório da escola Armando Nogueira, mais uma plenária para discutir os rumos da sigla e debater questões políticas. Dentro da programação do evento que contou com a participação das principais lideranças, foi apresentando um balanço das últimas administrações da Frente Popular do Acre, nos últimos 12 anos, a frente do Governo do Estado.
Outra preocupação dos petistas é em relação à unidade da Frente Popular nas eleições municipais do ano que vem. A plenária serviu para aparar algumas arestas e unir os diretórios municipais em torno das negociações na apresentação dos nomes que formarão as chapas majoritárias em cada um dos 22 municípios do Acre, e os rumos que o partido poderá tomar para manter a hegemonia do PT e da coligação.
O presidente regional do partido, advogado Leonardo Brito, abriu à plenária, com um balanço das administrações petistas no Acre, mostrando as conquistas ao longo dos 12 anos das administrações dos ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques, e as vitórias em mais de 50% das cidades do Estado. O partido tem os prefeitos em onze das vinte e duas cidades acreanas. Manter e ampliar este cenário político e a prefeitura de Rio Branco é o principal objetivo do partido no próximo pleito.
A prefeitura de Rio Branco será o grande desafio para o ano que vem, mas o atual prefeito e coordenador do processo sucessório de 2012, Raimundo Angelim, acredita que o PT sairá vitorioso da eleição, emplacando o terceiro mandato consecutivo frente à administração da maior cidade do Acre. “Vamos trabalhar para levar o PT para mais uma vitória na capital. Tenho plena convicção que a população vai dar mais este voto de confiança”, diz Angelim.
As plenárias do PT são encaradas pelos dirigentes, como uma fase preparatória. Os presidentes municipais presentes ao evento, fizeram um panorama do quadro político em cada município. Segundo Leonardo Brito, é a partir desse quadro que a direção do partido deverá traçar uma estratégia de ação para cada eleição. “Esse debate é necessário para que a gente possa estabelecer as prioridades e estabelecer metas dentro do Partido”, ressalta o presidente.
A prefeitura de Rio Branco é a prioridade máxima, informa Leonardo Birto,  mas destaca que o partido manterá a mesma seriedade em mais 10 cidades onde também o debate é muito importante, inclusive porque há lugares onde o PT já está na segunda gestão seguida e não há ainda um candidato do partido definido. “Temos nossas prioridades, mas não vamos esquecer municípios onde estamos no segundo mandato e ainda não temos um nome definido”, acrescenta Brito, com uma dose de preocupação.
A manutenção da  unidade da Frente Popular, também entrou em debate. O presidente adianta que o PT não terá candidaturas majoritárias em todos os municípios acreanos, já que os demais partidos da coligação cobram espaços maiores no projeto da FPA. “Haverá espaço para fazer o debate eleitoral com os partidos da coligação. Compartilhar o poder com os demais partidos da coligação, sempre foi um das metas”, enfatiza
O Partido dos Trabalhadores tem pressa para apresentar um nome para ser discutido dentro da frente popular. Durante a plenária, os nomes que circularam com força, foram dos deputados Sibá Machado e Ney Amorim, sendo que Sibá mostrou mais densidade, com várias pessoas defendendo sua candidatura. Ney Amorim, mesmo moderado, reúne significativa fatia da juventude, que pede renovação nos quadros do PT.
O nome do candidato que disputará a sucessão de Raimundo Angelim deverá ser conhecido até o mês de setembro, mas tudo vai depender do consenso com os demais partidos que integram a FPA, principalmente o PC do B que ensaia apresentar o nome da deputada federal Perpétua Almeida, para disputara a cabeça na chapa majoritária em Rio Branco.

Ray Melo, da redação de ac24horas - raystudio3@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...