segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Agenda positiva na Educação do Acre


Imprimir E-mail
Escrito por Andréa Zílio   
28-Ago-2011
Governador Tião Viana consegue apoio para a construção de mais 12 escolas

Em reunião em Brasília, o governador Tião Viana, acompanhado do secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, conseguiu bons resultados que fortalecem o trabalho na educação do Estado. O Acre passará a ganhar mais doze escolas para atender alunos do ensino fundamental e ainda do ensino médio. Parte dessas escolas será essencial para atender áreas urbanas que apresentam demandas por novas matrículas, como, por exemplo, os conjuntos habitacionais dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Minha Morada”.
Em reunião com o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias, e assessores, foi possível também encontrar soluções para questões referentes ao convênio celebrado entre o FNDE e o Estado, que tem como objeto a reforma e ampliação de dez escolas. O governador também aproveitou para encaminhar a solicitação para efetivação do convênio que visa reformar e ampliar mais seis escolas. Ambos são oriundos de propostas inscritas no Plano de Ações Articuladas (PAR) de 2008 e 2009, respectivamente, cujos recursos ainda não haviam sido liberados.

TIÃO Viana consegue bons resultados para fortalecer a educação no Acre
Tião Viana agradeceu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e toda sua equipe. “O Acre tem recebido atenção e carinho especial da presidente Dilma e dos ministros. Agradeço muito pelo apoio dado pelo ministro Fernando Haddad, que possibilitou mais essa conquista, para continuarmos trabalhando pelo avanço e melhorias na educação do estado”, comentou.
As parcerias decorrentes de convênios com o FNDE/MEC têm sido responsáveis por garantir o volume de investimentos na dimensão da infraestrutura educacional em nosso Estado. Nas próximas semanas, o secretário de Educação e Esporte e o governador do Estado assinarão ordem de serviço para construção de 16 novas escolas indígenas, decorrentes de propostas aprovadas no âmbito do PAR Indígena, perante o FNDE. O total do montante de investimentos nessa ação será da ordem aproximada de R$ 1,12 milhão. Além dos investimentos em infraestrutura, as parceiras com o FNDE também transcorrem nos chamados programas suplementares, que abrangem a merenda, o transporte escolar e a distribuição de livros didáticos.

Novas escolas irão para atender alunos dos ensinos fundamental e médio do Estado

Mais ações

Além dos bons resultados na reforma, ampliação de escolas e construção de novas unidades escolares, o governador Tião Viana e o secretário Daniel Zen também trataram de assuntos como a questão da continuidade das ações do Programa PROINFO no Acre, com a instalação de laboratórios de informática em escolas da zona rural, assim como a disponibilização de sinal de internet para essas escolas localizadas em áreas onde não há o sinal das operadoras de telefonia.
Daniel Zen comenta que esse trabalho é essencial para a massificação do uso das novas tecnologias no ambiente educacional: “O Proinfo, a TV Escola, o UCA e, no caso específico do Acre, o Ensinomedio.ac são todos programas que objetivam permitir o acesso dos nossos alunos ao bom uso das novas tecnologias.”
Outros assuntos, como a ampliação da oferta de cursos de nível superior, na modalidade de educação à distância (Ead), através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), assim como o pedido de apoio financeiro do MEC para a realização da 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, também foram abordados na reunião.

fonte: pagina20.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...