terça-feira, 23 de agosto de 2011

Movimentos sociais e gestores vão debater erradicação da pobreza rural

Seminário será realizado até quinta-feira, em Brasília


Será realizado a partir desta terça-feira (23) até quinta (25), em Brasília, o seminário “Pobreza Rural, Desenvolvimento e Políticas Públicas: desafios e alternativas”. O Objetivo é discutir diversos temas relacionados às mudanças ocorridas no meio rural nos últimos anos. Dentre os assuntos estão as transformações na estrutura produtiva e na dinâmica demográfica, e também políticas públicas sociais.
Participam cerca de 150 gestores públicos, dentre eles dirigentes de movimentos sociais, acadêmicos e entidades que atuam na erradicação da pobreza no Brasil. 
O seminário é promovido por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), e tem o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social (MDS), e da Educação (MEC), além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), Joaquim Soriano, vai coordenar uma das palestras. Para ele, os encontros vão acrescentar conhecimento e trocas de informações.  “É um grupo de acadêmicos muito plural e diferenciado nas abordagens, trazendo uma riqueza adicional sobre a metodologia de estudo. Um debate intenso que cresceu logo após a presidenta eleita ter anunciado como prioridade no seu governo o combate a pobreza”, explica Joaquim Soriano.
Para o diretor do NEAD, o projeto e os estudos sobre pobreza rural têm papel fundamental na identificação das demandas para o acesso às políticas públicas no meio rural. “É interessante notar que a pobreza rural tem cara, gênero, idade e território. É importante valorizar políticas que o MDA já desenvolve na área, como o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, por exemplo, aproveitando as boas experiências”, aponta Soriano.

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Termina Prazo para Vistoria de Veículo de Leílão

O 2º Leilão Público de Veículos do município de Tarauacá, que foi realizado no dia 06 de julho, no auditório da Escola de Ensino Médio ...