quinta-feira, 22 de março de 2012

Papel da Escola no Trânsito

escola Instituto São José

escola Rilza Daniel (imagem da internet)

Todos nós sabemos que a educação é a base para termos um país desenvolvido. Sabemos também que o saber é o único bem que ninguém pode nos tirar. A escola é o suporte necessário para adquirirmos o conhecimento técnico, ou seja, a leitura, a escrita, o saber de forma mais ampla. Também na escola podem-se adquirir preceitos de convivência em sociedade. As regras que norteiam essa convivência baseada no respeito ao próximo e os direitos e deveres de cada cidadão.

Hoje a escola mais do que nunca deve ser parceira constante para implementar junto a seus alunos uma disciplina relacionada à educação no transito. Nas cidades de hoje é preciso que o trânsito represente uma alternativa eficaz para se locomover e não um enorme dilema para a vida das pessoas. Conscientizar significar começar desde cedo a incutir na cabeça das crianças as regras estabelecidas pelo código de trânsito, fazendo com que elas comecem a difundir um trânsito seguro e de qualidade. A educação para o trânsito pode e deve abordar vários problemas causados pelo trânsito tais como: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.

O crescimento desordenado das cidades, o aumento da frota de veículo, obriga os órgãos responsáveis a adotar novas medidas a fim de melhorar a circulação de pessoas, animais e veículos. Ano passado a 2ª Ciretran de Tarauacá, juntamente com a Polícia Militar estiveram presentes em algumas escolas para ministrar palestras relacionadas ao trânsito. Neste ano estaremos à disposição das escolas interessadas em desenvolver projetos educacionais em relação ao trânsito, para prestar apoio tanto na questão de material como em conversas com os alunos das diversas séries que a escola disponha.


Projetos como da Escola Rilza Daniel, merece destaque por que pôde proporcionar através de simulação com carros, velocípede e a demarcação de sinalização horizontal e vertical situações reais que acontecem no trânsito no dia a dia. Esperamos é que as demais escolas tomem este projeto como modela para incorporar no plano de ação de sua escola.


escola Rilza Daniel (foto da internet)


escola Instituto São José

escola Instituto São José


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...