sábado, 21 de abril de 2012

Placas refletivas passam a ser obrigatórias em veículos novos

  
Exigência entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 23
(Por Igor Martins)
O uso obrigatório das placas refletivas em veículos novos passa a vigorar na próxima segunda-feira, 23, nas vias públicas de todo o país. A alteração também será exigida aos proprietários que solicitarem a transferência de seus carros e motos para outro município ou unidade federativa.
Adotada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por força da resolução 231/07, a medida tem como objetivo garantir a segurança dos condutores, uma vez que a película que reveste as placas permite uma maior visibilidade aos automóveis e motocicletas, reduzindo as chances de acidentes.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, diz que as novas placas, nas situações de visibilidade comprometida, como chuva forte e neblina, possibilitam a melhor visualização dos condutores aos veículos da frente. “Elas também vão facilitar a identificação dos veículos por parte da autoridade de trânsito, em especial no período noturno”, salienta.
A resolução dispõe que a película deve cobrir integralmente a superfície da placa, sendo flexível e com adesivo sensível à pressão. Previa ainda que a mudança fosse feita em janeiro deste ano, mas o Contran decidiu prorrogar o prazo para o mês abril, entendendo que a medida era necessária para a adaptação dos proprietários de veículos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...