quarta-feira, 20 de junho de 2012

Professores de Tarauacá recebem curso sobre educação de trânsito

Qua, 20 de Junho de 2012 08:47
Os professores serão multiplicadores entre alunos, colegas de trabalho e pais
(Por Alexandro Lima)

Um curso de capacitação para professores multiplicadores de educação no trânsito será realizado no próximo dia 29 com professores de oito escolas da rede estadual de educação do ensino fundamental e médio e seis escolas da rede municipal de educação infantil, totalizando 70 professores e coordenadores pedagógicos. Os professores serão multiplicadores entre alunos, colegas de trabalho e pais.

Tarauacá, com cerca de 40 mil habitantes, é o primeiro local no interior a sediar o curso. A capacitação pretende atender os educadores da rede estadual e municipal de educação. O coordenador da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município, Valdir Nery, apresentou o projeto do curso em sua cidade com o objetivo de melhorar a relação entre motoristas, pedestres e ciclistas. “Nosso município tem crescido bastante, consequentemente, o número de veículos também. A cidade é bem agitada, não é mais pacata como antes”, explica.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, avalia a importância desse trabalho. “O Detran é uma autarquia de atuação em todo o Estado, e apesar das dificuldades de chegar a alguns municípios, nós temos que valorizar o interior. Começamos esse trabalho com a implantação das Ciretans nas principais cidades do Acre”, declarou.

Com o crescimento do número de veículos e pessoas habilitadas nos municípios do interior, o Detran identificou a necessidade de implementar uma política de educação de trânsito também nas principais cidades do Estado. A equipe das Ciretrans, órgãos representantes do Detran nos municípios, são as responsáveis pela identificação e planejamento das políticas de educativas no trânsito.

A equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito da autarquia é a executora do curso, que tem como parceiros o 7º Batalhão da Polícia Militar de Tarauacá, instrutores do curso de bombeiro-mirim do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Educação e Esporte e Secretaria Municipal de Educação. As instituições serão responsáveis pelas palestras e material fornecido aos professores multiplicadores.

A capacitação para professores multiplicadores de educação no trânsito passa a ser ministrada pelo governo do Estado em outros municípios do interior. O mesmo curso já foi ministrado em Rio Branco pela pedagoga Irene Rios e contou com a participação de 100 coordenadores de escolas públicas, nos dias 31 de maio e 1º deste mês.

fonte: Detran-Ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...