quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Corregedor do Detran comenta novo limite de álcool e fiscalização eletrônica

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Dr. Fábio Eduardo Ferreira - Corregedor Geral do Detran/Ac (D)

Convidado da noite dessa quarta-feira do Gazeta Entrevista, o corregedor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fabio Ferreira, informou sobre a nova tolerância de álcool permitida no organismo do motorista, que, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), passa a ser, de fato, zero.

Segundo ele, independente da quantidade de bebida ingerida, o motorista já será punido com a apreensão da CNH e do carro, além do pagamento de multa de quase R$ 2 mil. Para ele, esta novo rigor contribuirá ainda mais para a redução dos acidentes envolvendo condutores embriagados.

Desde o ano passado, quando passou a ter uma fiscalização mais eficiente da Lei Seca, o Acre tem registrado quedas significativas em acidentes com vítimas. Além da tolerância zero, o Contran estabeleceu procedimentos que o agente de trânsito poderá adotar para detectar se o condutor está embriagado, mesmo recusando o teste do bafômetro.

O policial poderá preencher um formulário com informações sobre o comportamento ou estado físico, incluindo a perda de controle, olhos sonolentos, o cheiro da bebida e a dificuldade em se equilibrar. Estes são sinais que indicam a alteração da capacidade psicomotora do condutor.

Além dessas opções, a confirmação do estado alterado do condutor poderá ser feita por prova testemunhal, imagem, vídeo ou qualquer outro meio de prova em direito admitido. A resolução determina, no entanto, que a utilização do teste do bafômetro deve ser priorizada pelos fiscais.

Radares
Sobre os radares, Fábio Ferreira informa que as multas começarão a ser aplicadas somente a partir do dia 7 de fevereiro, quando serão completados os 30 dias da fase experimental do novo sistema em vigor.

Questionado sobre os limites estabelecidos em algumas vias, o corregedor afirma que estas são as velocidades necessárias para garantir a segurança de pedestres e dos motoristas. Segundo ele, a fiscalização eletrônica é necessária para coibir abusos como a alta velocidade e a passagem em sinais vermelhos.

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