terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vara Cível de Tarauacá cumpre 141% da meta 1 do CNJ

 

A Vara Cível da Comarca de Tarauacá alcançou 141% de cumprimento da meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visto que apreciou “uma quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos em 2013″. Os números apontam que houve um julgamento mais rápido e eficiente das ações judiciais com as quais os cidadãos ingressaram no período de seis meses (junho a janeiro deste ano).
A juíza Joelma Nogueira explicou que a meta só foi possível ser alcançada com a ajuda de todos os servidores da Comarca. “Distribuí funções de forma setorizada, as quais foram devidamente seguidas por eles, para que se conseguisse julgar o maior número de processos possível no primeiro semestre”, disse.
 
 
A magistrada é titular da Vara Cível de Tarauacá, mas também responde pela Vara Criminal. Segundo ela, a cada semana era levantado o quantitativo de processos, os quais eram em seguida organizados por matérias (previdenciária, de família etc) e divididos por servidores de forma setorial. A estratégia permitia contabilizar a quantidade de processos que entravam na unidade e a de julgados. “Procurávamos julgar sempre o dobro em relação ao que recebíamos”, ressaltou.
Joelma Nogueira lembrou ainda que os servidores que atuavam na área criminal também deram sua contribuição para o êxito obtido.
No início do ano, havia aproximadamente 4.300 mil processos (entre cíveis e criminais) na Comarca de Tarauacá. Com esse trabalho desenvolvido, houve uma significativa redução no estoque processual, sendo que hoje esse número não chega a 3.600.
Se for levada em conta somente a área cível, a redução foi de cerca de mil processos em apenas seis meses.
 
 
O resultado
 
Durante todo este mês de agosto será apresentado o resultado do trabalho realizado pelas unidades que mais se destacaram no cumprimento das metas número 1, 2 e 18 do CNJ, referentes ao período de janeiro a junho de 2013. É preciso ressaltar que não haverá a divulgação de dados de algumas varas cíveis, criminais e especializadas, sobretudo de Rio Branco, uma vez que muitas delas passaram pelo projeto de virtualização no primeiro semestre deste ano, e outras estavam sem juízes titulares.
 
Os resultados também poderão ser acompanhados por meio do Canal da Gestão estratégica (intranet.tjac.jus.br/diges/), que contém informações mensais sobre o desempenho de cada unidade jurisdicional, além do acompanhamento detalhado das metas de número 1, 2 e 18. O Tribunal de Justiça do Estado do Acre tem se empenhado para cumprimento dessas metas, por meio de ações como capacitação dos magistrados e servidores, planejamento estratégico, informatização das unidades judiciárias, identificação e julgamentos dos processos judiciais e facilitação de acesso por parte da população às informações processuais.
 
Agência TJ/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...