segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governo começa a pagar reajuste salarial para servidores


Samuel Bryan

Funcionários estaduais recebem em julho primeira parcela do aumento de 20% no salário
No dia 29 de junho, o Governo do Acre ofereceu o máximo de reajuste que poderia oferecer para os servidores públicos estaduais: 20%. Agora, no mês de julho, sai a primeira parcela desse aumento. O acordo foi fechado com quase todos os sindicatos e a equipe de negociação do Estado. O aumento também foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre, antes do recesso parlamentar.

O reajuste salarial será dividido em quatro etapas de cinco por cento. Em julho sai a primeira parcela. Os próximos reajustes acontecem em janeiro, julho e dezembro de 2012.

O Acre talvez seja o único Estado brasileiro a conceder reajuste salarial de 20% a todos seus funcionários públicos estaduais. Na maior parte do país, o quadro é bastante diferente. Como exemplo, temos o Rio de Janeiro, onde um bombeiro recebe um salário de R$ 900 e o governo ofereceu reajuste de 5,58%.

No Acre, o mesmo profissional recebe R$ 1,8 mil. Vale ainda lembrar que o PIB (Produto Interno Bruto) do Rio de Janeiro é o segundo maior do Brasil, enquanto o PIB acreano é o segundo pior.

O esforço do governo do Estado em valorizar o servidor público faz parte da política que vem sendo desenvolvida há 12 anos no Estado. Um exemplo é o aumento com o pagamento de pessoal, que de 2003 a 2011 é de 159,74%, enquanto o crescimento nominal da receita (o que foi arrecadado somado aos repasses de recursos constitucionais recebidos do governo federal) foi de 161%.

Para os servidores da educação, uma negociação especial com o sindicato da categoria determinou que além dos 20% de aumento, dividindo em 17 meses, os funcionários estaduais terão uma complementação a mais, a chamada Puladinha. A Puladinha é uma promoção de lei do servidor da educação que recebe também um aumento de 10%.

Dividida em duas, a primeira deveria acontecer apenas em dezembro de 2011, porém foi antecipada para agosto e contemplará os técnicos de 30 horas e os funcionários das escolas. Já a segunda Puladinha, que deveria acontecer apenas em dezembro de 2012, será antecipada para julho de 2012 e contemplará os demais funcionários.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Nível do Rio Acre continua subindo e alcança 16,74m no início desta segunda Publicado   8 minutos atrás  em   27/03/2023 Por   Da redação ...